quarta-feira, 18 de junho de 2014

2º Encontro Professores Alfabetizadores - 2ºano 14/06/2014

PAUTA PNAIC 2014

2º ENCONTRO – 14 / 06 / 2014

PROFESSORES ALFABETIZADORES

           “Investigar é experimentar coletivamente, ler, escrever e discutir matematicamente,
levantar hipóteses, buscar indícios, observar regularidades, registrar resultados provisórios, compartilhar diferentes estratégias, variar procedimentos, construir argumentos matemáticos, como também ouvir os argumentos matemáticos dos colegas, buscar generalizar, conceituar. Professor e alunos participam desse movimento... a comunicação acontece por meio da dialogicidade”
(Caderno 1 –p.18)
CONTEXTUALIZAÇÃO
Neste segundo encontro de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aprofundaremos nossos conhecimentos com estudos e discussões apoiadas nos materiais:
• Unidade 1 – Organização do Trabalho Pedagógico;
• Unidade 2 – Quantificação, Registros e Agrupamentos.

OBJETIVOS
• Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à Alfabetização Matemática de todos os alunos;
• Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização;
• Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;
• Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os Direitos de Aprendizagem de Matemática de todos os alunos;
• Representar graficamente quantidades e compartilhar, confrontar, validar e aprimorar seus registros nas atividades que envolvem a quantificação;
• Analisar situações didáticas e jogos confrontando ideias e ampliando possibilidades de trabalho acerca da quantificação, dos registros e agrupamentos.

CONTEÚDOS
• Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento;
• Organização do trabalho Pedagógico - diferentes formas de planejamento;
• Espaço físico da sala de aula;
• Quantificação, Registros e Agrupamentos;
• Situações didáticas, jogo e recursos.

ATIVIDADES/ENCAMINHAMENTOS
1.        Leitura deleite:
• Manhã: “A pequenina luz azul” – Malba Tahan.
• Tarde: “ The potter”  – Vídeoclipe.   (https://www.youtube.com/watch?v=veDGnF6gzDU)

2.        Apresentação dos cursistas e dinâmica do “Vaso”.

3.        Socialização das tarefas: Como você aprendeu matemática? Há algum acontecimento marcante que gostaria de partilhar? Quais são as suas expectativas em relação a esta formação? Quais conteúdos da matemática você gostaria que fossem abordados?

4.        Breve retomada do encontro anterior:
* Alfabetização Matemática; Usos e funções do número; Agrupamentos na organização da contagem e na origem do sistema de numeração.
* Sistema e Portfólio.

5.        Exploração do Caderno 1 – Organização do Trabalho Pedagógico.
a)       Debate de ideias e exposição oral: Introdução; Questionamentos Norteadores; Iniciando a Conversa; Aprofundando o Tema (Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática; Diferentes formas de Planejamento; Organização da sala de aula: Fazendo acontecer; O fechamento da aula).
b)       Análise em grupo dos relatos de experiência da seção “Compartilhando” e socialização das ideias.

6.        Exploração do Caderno 2 – Quantificação, Registros e Agrupamentos.
a)       Debate de ideias e exposição oral: Introdução; Iniciando a Conversa; Questionamentos Norteadores.
b)       Jogo “Pega Varetas”: vivenciar o jogo planejando proposta de trabalho para alunos de 2º ano, refletindo sobre a construção de regras pertinentes, registro de pontos, conteúdos abordados, aprendizagens implicadas, encaminhamentos propostos.

7.        Sistematização: Integração das áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

8.        Tarefas:
a)       Registro reflexivo do encontro
b)       Preencher o Perfil da Turma em relação à Língua Portuguesa.                                                                                                                                                                                                                              
c)        Aplicar uma situação didática em sua sala de aula com foco em um dos conteúdos abordados: Quantificação, Registro e Agrupamentos. Fazer registro do planejamento, do desenvolvimento e avaliação. Anexar fotos e atividades dos alunos.
d)       Estudo do texto “Eixos Estruturantes e Objetivos dos Direitos de Aprendizagem para a Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento” (p. 45 a 55). Fazer registro de seu estudo.
                * ATENÇÃO: Enviar por email o registro reflexivo até 23/06/2014 e as outras tarefas até 26/07/2014.

Ø  Realizar a avaliação do encontro no site:<http://simec.mec.gov.br/> de 15/06 a 17/06.



Nenhum comentário:

Postar um comentário