2º
ENCONTRO – 14 / 06 / 2014
PROFESSORES
ALFABETIZADORES
“Investigar é experimentar coletivamente, ler,
escrever e discutir matematicamente,
levantar
hipóteses, buscar indícios, observar regularidades, registrar resultados provisórios,
compartilhar diferentes estratégias, variar procedimentos, construir argumentos
matemáticos, como também ouvir os argumentos matemáticos dos colegas, buscar
generalizar, conceituar. Professor e alunos participam desse movimento... a
comunicação acontece por meio da dialogicidade”
(Caderno 1 –p.18)
CONTEXTUALIZAÇÃO
Neste segundo encontro de professores alfabetizadores do Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa aprofundaremos nossos conhecimentos com
estudos e discussões apoiadas nos materiais:
• Unidade 1 –
Organização do Trabalho Pedagógico;
• Unidade 2 –
Quantificação, Registros e Agrupamentos.
OBJETIVOS
• Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à
Alfabetização Matemática de todos os alunos;
• Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no
processo de alfabetização;
• Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;
• Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os Direitos
de Aprendizagem de Matemática de todos os alunos;
• Representar graficamente quantidades e compartilhar, confrontar,
validar e aprimorar seus registros nas atividades que envolvem a quantificação;
• Analisar situações didáticas e jogos confrontando ideias e ampliando
possibilidades de trabalho acerca da quantificação, dos registros e
agrupamentos.
CONTEÚDOS
• Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento;
• Organização do trabalho Pedagógico - diferentes formas de
planejamento;
• Espaço físico da sala de aula;
• Quantificação, Registros e Agrupamentos;
• Situações didáticas, jogo e recursos.
ATIVIDADES/ENCAMINHAMENTOS
1.
Leitura deleite:
• Manhã: “A pequenina luz
azul” – Malba Tahan.
• Tarde: “ The potter” – Vídeoclipe. ( https://www.youtube.com/watch?v=veDGnF6gzDU)
2.
Apresentação dos cursistas e
dinâmica do “Vaso”.
3.
Socialização das tarefas: Como você aprendeu
matemática? Há algum acontecimento
marcante que gostaria de partilhar? Quais são as suas expectativas em relação a esta
formação? Quais conteúdos da
matemática você gostaria que fossem abordados?
4.
Breve retomada do encontro
anterior:
* Alfabetização Matemática;
Usos e funções do número; Agrupamentos na organização da contagem e na origem
do sistema de numeração.
* Sistema e Portfólio.
5.
Exploração do Caderno 1 –
Organização do Trabalho Pedagógico.
a) Debate de ideias e exposição oral: Introdução; Questionamentos Norteadores;
Iniciando a Conversa; Aprofundando o Tema
(Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática; Diferentes
formas de Planejamento; Organização
da sala de aula: Fazendo acontecer; O fechamento da aula).
b) Análise em grupo dos relatos de experiência da seção “Compartilhando” e
socialização das ideias.
6.
Exploração do Caderno 2 – Quantificação, Registros e Agrupamentos.
a) Debate de ideias e exposição oral: Introdução; Iniciando a Conversa;
Questionamentos Norteadores.
b) Jogo “Pega Varetas”: vivenciar o jogo planejando
proposta de trabalho para alunos de 2º ano, refletindo sobre a construção de
regras pertinentes, registro de pontos, conteúdos abordados, aprendizagens
implicadas, encaminhamentos propostos.
7.
Sistematização: Integração
das áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
8.
Tarefas:
a)
Registro reflexivo do encontro
b)
Preencher o Perfil da Turma em relação à Língua Portuguesa.
c)
Aplicar uma situação didática em sua sala de aula com foco em um dos
conteúdos abordados: Quantificação, Registro e Agrupamentos. Fazer registro do
planejamento, do desenvolvimento e avaliação. Anexar fotos e atividades dos
alunos.
d)
Estudo do texto “Eixos Estruturantes e Objetivos dos Direitos de
Aprendizagem para a Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento” (p. 45
a 55). Fazer registro de seu estudo.
* ATENÇÃO: Enviar por email o registro reflexivo até 23/06/2014 e as
outras tarefas até 26/07/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário